Orientações do blog

Orientações do blog:
· Produção de textos curtos (relativamente à densidade e prolixidade que pretende resumir) a fim de proporcionar um acesso mais dinâmico ao conteúdo.

· Linguagem acessível a público não-especializado, porém procurando manter expressões-chaves do autor considerado.

· Direta transmissão do conteúdo, preservando tanto a idéia central quanto as periféricas, em detrimento de palatáveis efeitos de retórica.

· Difusão de conhecimento na área de Humanas a fim de desmistificar o academicismo, promover debates e mais conhecimento.

· O blogue retomou as atividades em 2015 e tentará manter uma regularidade de publicação todo sábado.

terça-feira, 13 de julho de 2010

PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS

[Hopper, Edward
Chop Suey, 1929
Oil on canvas]


JEAN BAUDRILLARD
PARA UMA CRÍTICA DA ECONOMIA POLÍTICA DO SIGNO
Primeira Parte
FUNÇÃO-SIGNO E LÓGICA DE CLASSE
II
PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS
Fichado por Alisson Gebrim Krasota




Para compreendermos a lógica e a dinâmica da estratificação social presentes e persistentes na mesma categoria de objetos, não é suficiente a constatação de sua posse na relação unívoca com a escala social ou com a trajetória do indivíduo (confundindo pertença social com pretenção social), mas é preciso uma semiologia da prática dos objetos e do tipo de organização do contexto.

Não se quer dizer que os objetos em si não são portadores de códigos sociais em suas formas, cores, materiais etc. Porém, uma análise sociológica correta verificará sincronias ou incoerências pela confissão do processo social do valor do objeto com a situação social do grupo ou do indivíduo em sua relação: de pretensão social e de resignação, de mobilidade social e de inércia, de aculturação e de enculturação.

Referência bibliográfica:
BAUDRILLARD, Jean. Perspectivas sociológicas. In: BAUDRILLARD, Jean. Para uma crítica da economia política do signo. São Paulo: Martins Fontes, [?]. pp. 17 - 23

Nenhum comentário:

Postar um comentário